quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Op art e a moda



Muitos estilistas foram buscar na arte a inspiração para suas coleções. Prada, Dolce & Gabbana, Chloè, Louis Vuitton , MiuMiu e Anna Sui,foram algumas das mais influentes no circuito internacional.


                    

                                         


                              
                         

  • OP ART (Optical art)  - Outra manifestação de arte que influencia a moda da estação é o Op Art. Movimento artístico que surgiu nos anos 1920. Os círculos, espirais e quadrados são dispostos de forma a criar ilusão de ótica nos contrastes das cores preta e branca. Foi Victor Vasarely na exposição Le Mouvement, em 1955, em Paris, quem deu reputação de arte a essa manifestação gráfica.

 


   




Que a moda é uma forma de expressar arte, isso todos já sabem. O bacana é quando a moda também usa um movimento artístico como inspiração. Isso acontece sempre. Cubismo, surrealismo, barroco...A gente sempre pode identificar traços artísticos nas composições de diversos estilistas. Com a Op Art não é diferente.



Sem dúvidas, o desfile onde a influência mais apareceu foi o da Neon. A grife, que sempre aposta nas estampas e peças amplas, encontra na Op Art um prato cheio para o grafismo.


Outras boas sugestões de Op Art:


    

Ainda podem ser encontradas várias outras opções. A Op Art pode ser aplicada à vários estilos e em todos os segmentos.





Surgida em meados da década de 50, esse tipo de arte explora o uso de ilusões ópticas para criar efeitos de movimento em pinturas abstratas, em sua maioria, em preto e branco.






Nenhum comentário:

Postar um comentário