quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A presença das cores



Lápis de colorir, é uma forma divertida e diferente de mostrar a op art, e isso serve para revelar que essa arte esta mais presente na nossa vida do que imaginamos. Em qualquer objeto ou desenho pode haver algum tipo de op art.






Dominada a representação do espaço, os artistas passaram a se interessar pelas pesquisas ópticas envolvendo as cores. Os estudos desenvolvidos pelo químico Michel-Eugenè Chevreul (1776-1889) influenciaram de formam significativa alguns artistas no século XIX. Chevreul publicou, em 1839, um tratado sobre as cores, no qual apresentou uma roda cromática demonstrando que a intensidade com a qual vemos uma cor depende da relação que esta estabelece com as cores que estão ao seu lado.


 Segundo Chevreul, as cores podem se mostrar em sua máxima intensidade quando posicionadas ao lado de suas complementares. Cor complementar é a que não participa da composição de uma cor secundária, por exemplo: o vermelho (cor primária) é complementar do verde (cor secundária), pois, para formar o verde é necessário misturar as duas outras cores primárias: o azul e o amarelo. Assim, o vermelho parece mais intenso quando colocado ao lado do verde. De qualquer forma as cores são uma arte presente nas obras artísticas e principalmente nas op arts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário